quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O BLOG TECNOCULTURA E SOCIEDADE

O tema “Tecnologia, Cultura e Sociedade” tem se desenvolvido em todos os sentidos e vem adquirindo crescentes condições para que se aumente a legitimidade de sua discussão.
Assim, este Blog busca exercer sua vocação de estudar o fenômeno informação buscando apreendê-lo a partir dos contextos sociais de sua produção, organização e uso.
Tradicionalmente “Tecnologia, Cultura e Sociedade” se refere à sociologia da ciência e à sociologia da tecnologia. A proposta deste Blog é o de discutir a temática.
Segundo o Prof. Amilcar Herrera, (fundador do Instituto de Geociências da Unicamp) na década de 70, “Cultura” é a uma memória coletiva. Isso se aplicaria tanto às tradições quanto a um conhecimento coletivo acumulado sobre determinado ramo da ciência ou da tecnologia por um povo ou por uma empresa.
Poderíamos dizer também que cultura refere-se a uma produção coletiva: Muito atual, considerando a cibercultura, o creative commons, dentre outros.
Junte-se à nós, venha discutir, e participar desta produção coletiva.

Um comentário:

  1. Sueli Saores dos Santos Batista7 de março de 2010 às 10:59

    A iniciativa de criar um blog sobre tecnocultura tem uma importância considerável no contexto da Sociedade da Informação cuja marca é a substituição gradativa de uma "razão fechada" para uma "razão aberta" (nos termos de Edgar Morin) que acolhe a complexidade, a diferença e a dinâmica social como parte integrante de uma racionalidade historicamente construída e, por isso mesmo, historicamente modificável.
    Mas a relevância desta iniciativa não se esgota aí, nos aspectos mais gerais do mundo em que vivemos.
    A discussão sobre tecnocultura e sociedade no âmbito da formação tecnológica é simplesmente vital. Como é possível que docentes e discentes pesquisadores atuando na educação profissional e tecnologica se isentem de estudar/ refletir/ repensar o cerne da sua própria formação?
    A foto do prédio da Fatec Jundiaí, sediada no Complexo Fepasa que aparece neste blog não deve ser apenas ferramenta de uma divulgação/ legitimação institucional. Acredito dever ser, antes de tudo, um convite para que os atores da educação profissional e tecnológica façam-se ouvir na produção e difusão do conhecimento sobre as relações entre tecnologia, cultura e sociedade. Vida longa ao blog!

    ResponderExcluir