segunda-feira, 22 de março de 2010

O Sol em 3D ao vivo no celular

Programadores apoiados pela NASA criaram um aplicativo para o celular da Apple
Os usuários podem navegar ao redor da estrela, dar um zoom em regiões de maior atividade e monitorar a atividade solar, que tem grande impacto sobre as telecomunicações e sobre o clima na Terra.
"Isto é muito mais do que legal", diz Dick Fisher, diretor da Divisão de Heliofísica da Nasa. "É transformador. Pela primeira vez podemos monitorar o Sol como uma esfera tridimensional viva e pulsante."
As imagens em tempo real usadas para construir a esfera tridimensional são transmitidas à Terra pela sondas STEREO (Solar-Terrestrial Relations Observatory), um par de naves espaciais que, juntas, têm uma visão de 87% da superfície solar.
A STEREO-A está estacionada sobre o lado ocidental do Sol, enquanto a STEREO-B está estacionada sobre o leste. Juntas, elas raramente perdem qualquer acontecimento na superfície da estrela.
Além de observarem atentamente o Sol, as duas sondas deverão testar a teoria de que a Lua teria-se originado do choque da Terra com um planeta do Sistema Solar já extinto, chamado Theia.
"Usando esse aplicativo, é possível girar o Sol, dar um zoom sobre as manchas solares, inspecionar os buracos coronais e, quando uma labareda solar entrar em erupção, o telefone tem um pequeno jingle para alertar o usuário. Na verdade, muitos usuários afirmam que os alertas são a parte favorita do aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário