segunda-feira, 22 de março de 2010

Preservação dos dados digitais, a nova prioridade pública

Garantir que as informações digitais, que são geradas continuamente, estejam acessíveis não apenas hoje, mas também para as gerações futuras, é um dos maiores desafios da Informática.
Para enfrentar este desafio, são necessárias soluções técnicas, econômicas e sociais.
O relatório intitulado Economia, elaborado pelo consórcio Blue Ribbon Task Force, condensa o resultado de dois anos de pesquisas sobre os desafios críticos para a preservação de uma quantidade crescente de informações em um mundo que já se tornou digital.
Garantir que as mais valiosas informações estejam disponíveis hoje e amanhã não é apenas uma questão de encontrar financiamento suficiente.
Já é possível falar de 'economia dos dados', na qual quem cuida, quem vai pagar a conta, e quem faz o trabalho de preservação estejam trabalhando de forma coordenada".
O desafio para a preservação das informações digitais - texto, vídeo, imagens, música, dados de sensores etc. - geradas em todas as áreas da sociedade - é real e cresce a um ritmo exponencial.
Um estudo recente realizado pela International Data Corporation (IDC) descobriu que um total de aproximadamente sete trilhões de vezes um trilhão de bits de informação digital novos foram criados em 2009, e o o seu crescimento se da em progressão geomética.
O relatório apresenta os princípios gerais e as ações de longo prazo para a sustentabilidade econômica da tarefa, recomendações para situações específicas analisadas no relatório e uma agenda de ações prioritárias, organizada de acordo com o tipo de tomador de decisão mais adequado para levar a ação adiante.
Além disso, o relatório pretende servir como base para estudos mais aprofundados na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário